Já imaginou que beber refrigerante poderia reduzir o risco de morte em pacientes com câncer de cólon avançado? Foi isso que um estudo clínico sugeriu recentemente. Voluntários que ingeriram a bebida diariamente tiveram uma redução de 46% no risco de morte quando comparados a pacientes semelhantes que não consumiram a bebida.
Charles Fuchs, diretor do Centro de Câncer da Universidade de Yale, de Connecticut, nos EUA, e principal autor da pesquisa diz que isso pode ser em grande parte devido a um efeito de substituição. “Pode ser que a troca de refrigerantes artificialmente adoçados por adoçantes esteja impulsionando o efeito. Não temos uma explicação alternativa no momento para saber por que refrigerantes dietéticos melhoraram os resultados”, disse Charles ao Medscape Medical News.
Entretanto, sempre existiu uma preocupação quanto a adoçantes artificiais que podem afetar negativamente a saúde. Alguns dados sugerem que eles aumentam a incidência da obesidade, diabetes e até mesmo o câncer. “Descobrimos que manter um peso saudável, exercícios regulares e não ter uma dieta com alto índice glicêmico melhorou significativamente os resultados. Já ingerir bebidas adoçadas com açúcar piorou. Então, queríamos ver se consumir bebidas adoçadas artificialmente teria algum efeito”, explica o expert.
Fonte: Boa Forma