A sífilis já foi uma grande ameaça para a saúde pública, causando sérios problemas de saúde a longo prazo, como artrite, danos cerebrais e cegueira. Essa doença era de difícil tratamento até o final da década de 1940, quando o antibiótico penicilina foi desenvolvido pela primeira vez.
O que é sífilis
A sífilis é uma infecção sexualmente transmitida causada por um tipo de bactéria conhecida como Treponema pallidum. É uma doença altamente contagiosa disseminada principalmente pela atividade sexual, incluindo sexo oral e anal. Ocasionalmente, a doença pode ser passada para outra pessoa através de beijos prolongados ou contato corporal próximo. Embora esta doença se caracterize por feridas, a grande maioria dessas feridas não são reconhecidas. A pessoa infectada é muitas vezes inconsciente da doença e, sem saber, passa para o seu parceiro sexual.
Sífilis sintomas
O primeiro sinal de sífilis é uma ferida pequena e indolor. Ela pode aparecer em seus órgãos sexuais, reto ou dentro de sua boca. Esta ferida é chamada de cancro. Muitas vezes as pessoas não percebem isso imediatamente.
A sífilis pode ser um desafio para diagnosticar. Você pode ser infectado sem mostrar sintomas durante anos. No entanto, quanto mais cedo você descobrir a infecção, melhor. A sífilis que permanece não tratada por um longo tempo pode causar grandes danos aos órgãos importantes, como o coração e o cérebro.
A sífilis só é disseminada através do contato direto com um cancro sifilíticos. Ela não pode ser transmitida compartilhando uma toalha com outra pessoa, vestindo roupas de outra pessoa, ou usando utensílios de comer de outra pessoa.