A dica é associar o treinamento de força com o aeróbico, e fazer exercícios específicos para fortalecimento do abdômen
Ter o corpo em forma, atualmente, é o desejo de muitas mulheres. E essa ideia inclui, inclusive, uma barriga “sequinha” e, de preferência, “definida”.
Certamente, alcançar esse resultado não é tão simples assim, porém, a boa notícia é que alguns exercícios feitos em academia podem, sim, ajudar as pessoas que querem perder aquela barriguinha indesejada.
Tássia Martins, professora de educação física da Academia Contours, destaca que, para perder a barriga, o ideal é associar o treinamento aeróbico com o treinamento de força. “E, para fortalecer o abdômen, podemos realizar alguns exercícios específicos”, diz.
Abaixo a profissional cita alguns desses exercícios ideais para fortalecer o abdômen e, consequentemente, para ajudar a mulher a perder barriga. “É interessante realizar 3 séries com 20 repetições, respeitando um intervalo de 30 segundos entres as séries”, acrescenta Tássia.
Exercício 1
Em um colchonete apoie as costas, mantenha os joelhos flexionados e os pés apoiados no chão. Mantenha as mãos atrás da cabeça e realize a flexão do tronco. Faça 5 movimentos e em seguida mantenha o tronco flexionado por 10 segundos.
Exercício 2
Mantenha os joelhos em um ângulo de 90 graus apoiando os pés em um banco, mantenha as mãos atrás da cabeça e realize o movimento de flexão do tronco levando o ombro em direção ao joelho, alternadamente.
Exercício 3
Apoie as costas em uma prancha em declínio e realize flexão de tronco.
Exercício 4
Apoie as costas em uma bola suíça mantendo os pés no solo e realize flexão do tronco.
“Realizar exercícios utilizando a bola suíça ajuda a perder a estabilidade, gerando assim, a contração de diversas musculaturas para manter o equilíbrio. Esse processo aumenta o gasto calórico, além de ajudar a fortalecer principalmente a região abdominal lombar e melhorar a postura”, destaca Tássia Martins.
Exercício 5
Apoie as costas em um colchonete, segure a bola suíça entre as mãos, mantenha os MMSS e MMII (membros superiores e inferiores) estendidos. Aproxime os MMSS e MMII realizando a flexão de tronco.
Exercício 6
Apoie as costas em uma bola suíça, segure um bastão entre as mãos e mantenha os braços estendidos, encoste a ponta do bastão no solo, alternando o lado.
Exercício 7
Apoie os cotovelos sob a bola suíça e mantenha o tronco alinhado e as pernas estendidas. Faça 3 séries de 20 segundos.
Exercício 8
Apoie as mãos no chão e estenda os braços, mantenha as pernas apoiadas sob a bola suíça e realize o movimento flexionando e estendendo os joelhos.
Exercício 9
Deitado em um colchonete mantenha MMII (membros inferiores) estendidos, segure a bola entre as pernas e eleve o quadril.
Exercício 10
Segure no espaldar, mantenha a suspensão, e flexione o quadril mantendo os braços estendidos e joelhos flexionados.
Orientação profissional
Os exercícios citados ficam como dicas importantes, porém, vale ressaltar que toda atividade física deve ser supervisionada por um profissional da área. Conserve sempre com o seu professor a respeito dos seus objetivos e siga corretamente as orientações que ele passar para alcançar bons resultados.
Beleza e saúde
O acúmulo de gordura na região abdominal é algo muito indesejável, não só por um motivo estético, mas também por uma questão de saúde. Nenhum exercício físico, porém, fará com que a pessoa conquiste a “barriguinha” ou corpo desejado, se ela não seguir uma dieta balanceada.
É muito importante, então, que a pessoa cuide-se neste sentido também, escolhendo bons alimentos e evitando aqueles que somente oferecem resultados negativos à sua beleza e saúde: frituras, refrigerantes, doces, industrializados, entre outros, que estão na lista dos produtos que mais provocam o aumento da barriga.
Tanto para se sentir bem com sua aparência, como para manter uma vida saudável, a pessoa deve unir a prática de atividades físicas a uma alimentação balanceada. Dessa maneira, com certeza, ela alcançará os resultados positivos que tanto deseja!
Fonte: Dicas de Mulher